Coloque o seu telemóvel na vertical

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Blog

Conduzir motociclos com carta B

É possível conduzir motociclos sem ter carta A?

Para estar habilitado à condução de motociclos, o condutor deve possuir habilitação de carta de categoria A (que engloba as categorias A1 e A2). No entanto, a carta de categoria B (que confere habilitação para condução de quadriciclos pesados e automóveis ligeiros), pode, em determinadas circunstâncias, ser suficiente para poder conduzir motos mesmo sem ter obtido a carta de categoria A.

Devido a estas exceções, previstas em legislação europeia, é natural que surjam dúvidas sobre as situações em que os titulares de carta B podem conduzir motociclos, mesmo sem ter habilitações de qualquer categoria A.

Segundo esta legislação, é permitida a condução de motociclos com cilindrada até 125cc e cuja potência não ultrapasse os 11 kW (15cv), a condutores titulares de carta de condução de ligeiros (categoria B), de idade igual ou superior a 25 anos, que cumpram um dos seguintes requisitos legais:

  • Ter habilitação em Categoria B com mais de 3 anos e ter mais de 25 anos de idade, ou;
  • Caso seja menor de 25 anos, além de estar habilitado com carta de condução de Categoria B, estar habilitado com licença de ciclomotor.
Conheça as vantagens do nosso Seguro Moto

Faça uma simulação sem compromisso e veja quanto pode poupar.
Desde 6,5€/mês. 

Vantagens de andar de moto

A condução de motociclos representa, em comparação com a condução de automóveis ligeiros ou pesados, um conjunto de vantagens.

Quer seja por motivos de mobilidade. rapidez, menor consumo de combustível ou até a facilidade de estacionamento, a condução de motociclos em Portugal tem aumentado.

Além disso, por norma, estes veículos requerem também um menor investimento de capital para aquisição, pelo que são economicamente mais baratos. 

Aulas de condução mota 125

Apesar de reunir os requisitos identificados para conduzir motociclos sem ter carta A, deverá equacionar a hipótese de ter aulas de condução de mota 125, uma vez que este veículo exige um conjunto de procedimentos e técnicas diferentes dos carros. 

Embora não precise de obter aprovação em exame de código e de condução de motociclos, ter o apoio de um instrutor para o ajudar a aprender como conduzir motos 125 pode ser importante para a sua segurança caso não tenha qualquer experiência prévia na condução de motociclos.

Além disso, estes veículos exigem cuidados especiais, tais como roupa para andar seguro de moto e, ainda, manutenção e limpeza.

Caso sinta que não está preparado para conduzir de forma autónoma motos 125, considere uma escola de condução para aprender.

A prevenção é a chave da proteção.  

simulação

Registar

Confirme os seus contactos para lhe enviarmos um código para iniciar o registo. Caso os contactos não estejam atualizados por favor contacte o 21 861 23 23 (Dias úteis das 8h30 às 22h00. Custo de chamada para a rede fixa nacional).

* Campo Obrigatório

Introduza o código de acesso que recebeu.

* Campo Obrigatório
Reenviar SMS

Defina a sua nova password de acesso à área privada.

* Campo Obrigatório

Mensagem de sucesso ou erro.

Contactos

21 861 23 23

Dias úteis das 8h30 às 22h00

Custo de chamada para a rede fixa nacional

Para que lhe possamos ligar, por favor introduza o seu número de telefone ou telemóvel.

Erro no envio do pedido
Por favor, volte a tentar mais tarde.

* Campo Obrigatório

Pedido enviado
Entraremos em contacto no período indicado

Seguro Directo Bot

Recuperar Simulação

Introduza os seus dados para recuperar a simulação que fez na Seguro Directo.
Ao recuperar a sua simulação, pode manter ou alterar os dados e avançar para a compra do seu seguro.

* Campo Obrigatório